Você está em:

A História das Fadas

Trenó do Papai Noel
Ilustração do Rei e Rainha das Fadas, de 1910, artista desconhecido.

A palavra Fada se originou do Latim “Fata“, plural de “Fatum“, que significa destino. Isso devido às histórias e aos contos populares onde as Fadas governam o destino dos homens, com suas varinhas de condão.

São geralmente representadas com aparência leve, pequena e com asas, mas pode variar, pois as fadas podem assumir diversas formas.

De acordo com as histórias populares, as Fadas são alegres, ativas, temperamentais e inteligentes. Vivem abaixo dos montes, florestas e campos. Seus alimentos favoritos são néctar de flores, mel, leite e comidas naturais. Os melhores lugares para entrar em contato com elas são à beira do mar, ilhas, lugares iluminados de bosques e matos.

No dia 24 de junho se comemora o Dia das Fadas em todo o mundo. Nesta data, pessoas que acreditam ou gostam de Fadas, se juntam para celebrar com fantasias, reviver a infância, construir casas para Fadas, ler histórias de Fadas ou passear pela floresta. É celebrado nesta data pois é associado ao solstício de verão, celebrado pela cultura celta nos dias 23 e 24 de junho. Segundo a tradição, nesta época do ano é mais fácil ver uma Fada, pois a barreira entre o nosso mundo e o delas fica mais fraca.

Em Sebastopol – CA, nos Estados Unidos, existe o Museu da Fada (Fairy Museum), com artefatos e relíquias (como casas, varinhas, pó de fada, etc) usados por Fadas, Gnomos e Trolls, durante gerações.

As Luas Titânia e Oberon

Em 11 de janeiro de 1787, William Herschel descobriu as 4 luas de Urânio. Em 1852, por sugestão de John Herschel (filho de William Herschel), todas receberam nomes de personagens do clássico da literatura “Sonho de Uma Noite de Verão” de Shakespeare. Duas delas receberam respectivamente os nomes de Titânia (rainha das Fadas) e Oberon (rei das Fadas e marido de Titânia). Titânia é a maior lua de Urânio, também conhecida com Urânio III. A lua Oberon é também conhecida como Urânio IV.

Mitos e Lendas de Fadas

Escrito por Lúcia Bischoff em maio de 2001. Última atualização em julho de 2015.

Gostou? Então compartilhe!

... ou siga as Fan Pages:

Dica de Livro: A Fada e o Desejo Mágico

Categorias: Fadas Livros

O livro “A Fada e o Desejo Mágico” é um livro pop-up em 3D, ou seja, as ilustrações são feitas em folhas sobrepostas, que formam planos em relevo, dando um efeito mais realístico e divertido. Ilustrado por Marina Fedotova e escrito por Nicola Baxter.

Capa do livro A Fada e o Desejo Mágico.
Capa do livro “A Fada e o Desejo Mágico”. Foto: Lúcia Bischoff.

As ilustrações da Marina Fedotova me lembram muito, em estilo, as antigas ilustrações da Moranguinho, dos anos 80, pois são lindíssimas. Marina nasceu em Moscou na Rússia, onde ainda mora e trabalha. Seus livros são vendidos em várias partes do mundo e foram traduzidos em vários idiomas. O livro é infantil, mas com certeza pode encantar qualquer adulto que goste de arte e ilustrações, assim como me encantou. É um dos livros mais bonitos de Fadas disponíveis no Brasil.

Letras metalizadas da capa.
Letras metalizadas da capa. Foto: Lúcia Bischoff.

A história, que também é muito bonita, é sobre Angélica, uma jovem Fada que é encarregada pelas demais Fadas a de levar um presente para a Fada Rainha. Ensina bondade e empatia.

O livro tem o total de 8 páginas e foi lançado no Brasil pela editora Ciranda Cultural. O tamanho é grande, formato 24,5 x 26 cm, com capa dura e letras do título metalizadas.

Prévia do livro A Fada e o Desejo Mágico.
Prévia do livro “A Fada e o Desejo Mágico”. Foto: Lúcia Bischoff.

No Brasil ainda existem mais 2 livros desta coleção, todos ilustrados pela Marina: “A Princesa e o Unicórnio” e “A Sereia e o Sapo”. Em inglês ou russo, você pode encontrar uma variedade maior de livros ilustrados por ela.

Verso da capa do livro A Fada e o Desejo Mágico.
Verso da capa do livro “A Fada e o Desejo Mágico”. Foto: Lúcia Bischoff.

Compartilhe o que você achou do livro ou recomende outros livros legais sobre Fadas clicando no botão de comentários abaixo!

Gostou? Então compartilhe!
... ou siga as Fan Pages:

Categorias: Fadas Livros

Tags:

1 comentário

Chá do Dia: Sugar Plum Spice – Celestial Seasonings

Categorias: Dia a Dia Fadas

Sou apaixonada por chás, por isso sempre estou buscando novidades. A primeira vez que comprei esse chá foi por causa da embalagem, vou confessar. A embalagem é lindíssima, cheia de fadas e inspirada na peça de balé “O Quebra-Nozes“. Claro que também não foi só pela embalagem, já conhecia outros chás da mesma marca e sabia que a qualidade era boa. Pelos ingredientes também podemos ter uma idéia se é ou não bom. Acabei adorando o chá e agora ele é um dos meus favoritos, sempre tem aqui em casa.

Chá do Dia: Sugar Plum Spice - Celestial Seasonings
Chá Sugar Plum Spice, da marca Celestial Seasonings. Foto: Lúcia Bischoff.

O gosto lembra um chá de frutas vermelhas com especiarias. É bem exótico e combina bem com o tema de fadas. É um chá forte, então se for usar uma xícara pequena como a da foto, não o deixe mergulhado por muito tempo. Pode ser adoçado ou não, eu prefiro sem açúcar, pois ele já tem um gosto levemente doce.

Este é um chá especial de natal, mas você consegue comprar ele o ano inteiro pela amazon.com ou pelo ebay.com. O preço varia muito de vendedor para vendedor e conforme a quantidade de caixas que você compra.

Chá do Dia: Sugar Plum Spice - Celestial Seasonings.
Embalagem vista de perto. Foto: Lúcia Bischoff.

Os ingredientes do chá são: hibiscus, chicória torrada, camomila, rose hips, alfarroba torrada, sabores naturais de ameixa e canela, gengibre e cardamomo.

O chá é livre de corantes artificiais ou de cochonilha, vem sem envelopes individuais ou tags, para ser mais ecológico e tem o selo “Ethical Trade”, que garante os direitos e o respeito aos trabalhadores.

Chá do Dia: Sugar Plum Spice - Celestial Seasonings.
Chá visto de perto. Foto: Lúcia Bischoff.

Em breve mais dicas de chás inspirados em seres fantásticos e contos de fadas.

Gostou? Então compartilhe!
... ou siga as Fan Pages:

Categorias: Dia a Dia Fadas

Tags:

fazer comentário