Sereias

Sereias

A palavra Sereias, deriva do grego Σειρῆνες (transliteração: seirēnes), singular Σειρήν (transliteração: seirēn).

Na mitologia grega, as Sereias eram as 3 filhas do Deus Aquelôo e da Musa Calíope, que ao competirem com as Musas para ver quem tinha a voz mais harmoniosa e bonita, foram castigadas sendo transformadas em monstros com corpo de pássaro e cabeça humana. A única beleza que conservaram foi a linda voz harmoniosa que usavam para atormentar os marinheiros, que enfeitiçados com a voz das Sereias, se atiravam ao mar e se afogavam. As Sereias não poderiam deixar ninguém passar ileso aos seus cânticos ou então perderiam suas vidas. Um dia, um guerreiro muito inteligente chamado Ulisses (ou Odisseu), ao retornar à Ítaca, pediu aos seus companheiros que vedassem os ouvidos com cera e que o amarrassem ao mastro do navio, assim ele poderia ouvir o canto das sereias, sem obedecer a ele. As Sereias foram então derrotadas e desapareceram para sempre.

Apesar de serem descritas como terríveis monstros pela mitologia grega, a descrição mais conhecida das Sereias é de são lindas criaturas metade mulher e metade peixe. A explicação é que na verdade são 2 mitos diferentes que utilizam o mesmo nome aqui no Brasil. Nos Estados Unidos, existem 2 palavras: as Sirens seriam da mitologia grega e as Mermaids seriam as criaturas metade mulher e metade peixe. Mesmo com duas palavras, lá os dois mitos também são muito misturados e confundidos.

O segundo mito, descende da antiga mitologia babilônica, onde existia a Deusa Atargatis, Deusa da fertilidade e do mar, que se apaixonou por um mortal. Quando ele morreu, ela se jogou ao oceano com a esperança de se tornar um peixe, mas o oceano não conseguiu transformá-la completamente, tornando-se então metade Deusa e metade peixe. O culto a Atargatis se espalhou, servindo como base para as demais histórias de Sereias.

A palavra Sereias também é usada por alguns autores para nomear os elementais da água, que são seres espirituais da natureza que habitam e comandam o elemento água.

As Lendas de Sereias no Brasil

  • Iara (ou Mãe d’água):

    O nome Iara vem do tupi e significa senhora das águas. Segundo o folclore, Iara era uma linda índia guerreira, que se destacava em sua tribo. Em uma noite, ela é surpreendida por algumas pessoas que por inveja tentam atacá-la, mas Iara foge para a mata, onde cai em um rio. O espírito das águas então a transforma em uma linda Sereia, metade mulher e metade peixe. Desde então, ela vem seduzindo os homens com sua linda voz e beleza, que ao se aproximarem, são arrastados para as profundezas do rio.

  • A Lenda das Encantadas:

    Segundo a lenda, na Ilha do Mel, localizada no Paraná – Brasil, existe “A Gruta das Encantadas”, onde muitos pescadores e moradores dizem ter visto Sereias. Ao nascer do sol e ao crepúsculo, pode-se ouvir o canto das Sereias que é capaz de levar homens à loucura, afundando embarcações.

  • A Sereia da Furna do Diamante

Mais Sobre Sereias

Escrito e ilustrado por Lúcia Bischoff em mai 2013. Última atualização: jul 2016.

Livro Histórias da Floresta Encantada de Gnomos de Gigantes e de Fadas

O livro “Histórias da Floresta Encantada de Gnomos de Gigantes e de Fadas” faz parte da coleção “Histórias da Floresta Encantada” composta de 6 volumes. É uma coleção lindíssima cheia de seres fantásticos.

Capa do Livro
Capa do Livro. Foto: Lúcia Bischoff / Anjos Net.

A história é para ser um especial de fadas, mas também podemos encontrar personagens como gnomos, sereias e animais da floresta. Apesar do título, este volume não fala sobre gigantes, é apenas um agregador dos seres fantásticos que foram tema dos volumes anteriores. O livro conta as aventuras das fadas que foram passar as férias na aldeia dos gnomos. Com o total de 12 capítulos: “Seis Fadas em Férias”, “O Torneio”, “A Varinha Mágica”, “Sorvetes!!!”, “O Espelho Mágico”, “O Concerto”, “Quem Faz Não Perde Tempo”, “A Vingança do Anel”, “O Rei das Águas Profundas”, “O Rouxinol”, “Coração de Fada” e “Máquina de Boas Ações”. Algumas das fadas têm um final triste, mas a história de cada uma delas tem uma boa mensagem, procurando transmitir amor e que fazer o bem aos outros é muito importante. O Capítulo que mais gostei foi “O Rouxinol”. Prepare os lenços se você costuma se emocionar com facilidade.

Ilustrações de Fada do livro.
Ilustrações de Fada do livro. Foto: Lúcia Bischoff / Anjos Net.

O livro tem a capa dura, é em formato grande (23 cm X 29,5 cm) e com 47 páginas. Foi ilustrado por Tony Wolf, que é o pseudônimo de Antonio Lupatelli, nascido em 1930, em Busseto, Itália. Adaptado por Mary França. Editora rioGráfica. Em Portugal a coleção se chama “Histórias da Floresta“, o livro se chama “Histórias da Floresta de Gnomos de Gigantes e de Fadas” e é da Livraria Civilização Editora.

Ilustrações de Sereia do livro.
Ilustrações de Sereia do livro. Foto: Lúcia Bischoff / Anjos Net.
Ilustrações de Gnomos do livro.
Ilustrações de Gnomos do livro. Foto: Lúcia Bischoff / Anjos Net.

É uma publicação antiga de 1986, por isso, você só vai encontrar em sebos. Alguns dos lugares onde você pode encontrar são os sebos online estantevirtual.com.br ou livronauta.com.br, mas não é muito fácil de achar. Este livro foi lançado em vários países, portanto pode ser mais fácil achar em inglês no ebay.com. Em inglês o nome da coleção é “Woodland Folks”.

Para ver a resenha dos demais livros dessa coleção, continue acompanhando os posts que logo logo será publicado.

O que você achou desse livro? Comente!

Categorias: Fadas Gnomos Livros Sereias

Tags:

1 comentário

Abrindo o Kinder Ovo Edição Sereias

A Kinder lançou a Edição Sereias nesta páscoa. São 4 opções de sereias nos ovos grandes, com cores e acessórios diferentes, além dos pequenos ovinhos que podem vir com sereias ou animais marítimos.

Adesivo da embalagem do Kinder Ovo, que mostra as opções de sereias.
Adesivo da embalagem do Kinder Ovo, que mostra as opções de sereias. Foto: Lúcia Bischoff / Anjos Net.

Essas são as fotos do meu ovo e da surpresa que veio junto. Custou R$ 33,98 no Sam’s Club, achei o preço ótimo, mas ouvi falar que teve gente que pagou até R$50 por ele em outras lojas.

Kinder Ovo fechado.
Kinder Ovo fechado. Foto: Lúcia Bischoff / Anjos Net.
Sereia da embalagem do Kinder Ovo.
Sereia na embalagem do Kinder Ovo. Foto: Lúcia Bischoff / Anjos Net.

Como surpresa veio uma sereia verde, com uma concha de cadeira e um recipiente para colocar água com sabão e fazer bolhas com o cavalo marinho que veio junto. A concha e a cauda da sereia vem com glitter. Também é possível girar a cabeça da sereia. Adorei!

Sereia surpresa do Kinder Ovo.
Sereia surpresa do Kinder Ovo. Foto: Lúcia Bischoff / Anjos Net.
Sereia ampliada.
Sereia ampliada. Foto: Lúcia Bischoff / Anjos Net.

E você? O que você achou do Kinder Ovo Edição Sereias? Comente!

Categorias: Sereias

Tags:

fazer comentário