Fadas

Fadas
Ilustração do Rei e Rainha das Fadas, de 1910, artista desconhecido.

A palavra Fada se originou do Latim “Fata“, plural de “Fatum“, que significa destino. Isso devido às histórias e aos contos populares onde as Fadas governam o destino dos homens, com suas varinhas de condão.

Na mitologia grega, foram descritas por Hesíoso como as Moiras (do grego: Μοῖραι), encarnações do destino que teciam do fio da vida. Eram elas 3 irmãs anciãs: Cloto (do grego: Κλωθώ), Láquesis (do grego: Λάχεσις) e Átropos (do grego: Ἄτροπος). Após 3 dias do nascimento de uma criança, as Moiras visitavam sua casa para determinar o seu destino e sorte. Na mitologia Romana são chamadas de Parcas e seus nomes eram: Nona, Décima e Morta. Muito parecido com a história da Bela Adormecida, não?

São geralmente representadas com aparência leve, pequena e com asas, mas pode variar, pois as fadas podem assumir diversas formas.

De acordo com as histórias populares, as Fadas são alegres, ativas, temperamentais e inteligentes. Vivem abaixo dos montes, florestas e campos. Seus alimentos favoritos são néctar de flores, mel, leite e comidas naturais. Os melhores lugares para entrar em contato com elas são à beira do mar, ilhas, lugares iluminados de bosques e matos.

No dia 24 de junho se comemora o Dia das Fadas em todo o mundo. Nesta data, pessoas que acreditam ou gostam de Fadas, se juntam para celebrar com fantasias, reviver a infância, construir casas para Fadas, ler histórias de Fadas ou passear pela floresta. É celebrado nesta data pois é associado ao solstício de verão, celebrado pela cultura celta nos dias 23 e 24 de junho. Segundo a tradição, nesta época do ano é mais fácil ver uma Fada, pois a barreira entre o nosso mundo e o delas fica mais fraca.

Em Sebastopol – CA, nos Estados Unidos, existe o Museu da Fada (Fairy Museum), com artefatos e relíquias (como casas, varinhas, pó de fada, etc) usados por Fadas, Gnomos e Trolls, durante gerações.

As Luas Titânia e Oberon

Em 11 de janeiro de 1787, William Herschel descobriu as 4 luas de Urânio. Em 1852, por sugestão de John Herschel (filho de William Herschel), todas receberam nomes de personagens do clássico da literatura “Sonho de Uma Noite de Verão” de Shakespeare. Duas delas receberam respectivamente os nomes de Titânia (rainha das Fadas) e Oberon (rei das Fadas e marido de Titânia). Titânia é a maior lua de Urânio, também conhecida com Urânio III. A lua Oberon é também conhecida como Urânio IV.

Mitos e Lendas de Fadas

Mais Sobre Fadas

Escrito por Lúcia Bischoff em mai 2001. Última atualização: abr 2016.

Livro Histórias da Floresta Encantada de Gnomos de Gigantes e de Fadas

O livro “Histórias da Floresta Encantada de Gnomos de Gigantes e de Fadas” faz parte da coleção “Histórias da Floresta Encantada” composta de 6 volumes. É uma coleção lindíssima cheia de seres fantásticos.

Capa do Livro
Capa do Livro. Foto: Lúcia Bischoff / Anjos Net.

A história é para ser um especial de fadas, mas também podemos encontrar personagens como gnomos, sereias e animais da floresta. Apesar do título, este volume não fala sobre gigantes, é apenas um agregador dos seres fantásticos que foram tema dos volumes anteriores. O livro conta as aventuras das fadas que foram passar as férias na aldeia dos gnomos. Com o total de 12 capítulos: “Seis Fadas em Férias”, “O Torneio”, “A Varinha Mágica”, “Sorvetes!!!”, “O Espelho Mágico”, “O Concerto”, “Quem Faz Não Perde Tempo”, “A Vingança do Anel”, “O Rei das Águas Profundas”, “O Rouxinol”, “Coração de Fada” e “Máquina de Boas Ações”. Algumas das fadas têm um final triste, mas a história de cada uma delas tem uma boa mensagem, procurando transmitir amor e que fazer o bem aos outros é muito importante. O Capítulo que mais gostei foi “O Rouxinol”. Prepare os lenços se você costuma se emocionar com facilidade.

Ilustrações de Fada do livro.
Ilustrações de Fada do livro. Foto: Lúcia Bischoff / Anjos Net.

O livro tem a capa dura, é em formato grande (23 cm X 29,5 cm) e com 47 páginas. Foi ilustrado por Tony Wolf, que é o pseudônimo de Antonio Lupatelli, nascido em 1930, em Busseto, Itália. Adaptado por Mary França. Editora rioGráfica. Em Portugal a coleção se chama “Histórias da Floresta“, o livro se chama “Histórias da Floresta de Gnomos de Gigantes e de Fadas” e é da Livraria Civilização Editora.

Ilustrações de Sereia do livro.
Ilustrações de Sereia do livro. Foto: Lúcia Bischoff / Anjos Net.
Ilustrações de Gnomos do livro.
Ilustrações de Gnomos do livro. Foto: Lúcia Bischoff / Anjos Net.

É uma publicação antiga de 1986, por isso, você só vai encontrar em sebos. Alguns dos lugares onde você pode encontrar são os sebos online estantevirtual.com.br ou livronauta.com.br, mas não é muito fácil de achar. Este livro foi lançado em vários países, portanto pode ser mais fácil achar em inglês no ebay.com. Em inglês o nome da coleção é “Woodland Folks”.

Para ver a resenha dos demais livros dessa coleção, continue acompanhando os posts que logo logo será publicado.

O que você achou desse livro? Comente!

Categorias: Fadas Gnomos Livros Sereias

Tags:

fazer comentário

Tinker Bell: Uma Aventura no Mundo das Fadas

Classificação: LTinker Bell: Uma Aventura no Mundo das Fadas” é o primeiro filme longa-metragem da Tinker Bell, lançado em 2008, pela Disney.

Anjos Net - DVD Tinker Bell: Uma Aventura no Mundo das Fadas
Capa do DVD “Tinker Bell: Uma Aventura no Mundo das Fadas”. Foto: Lúcia Bischoff / Anjos Net.

Sinopse: O filme conta a história da Tinker Bell, antes dela conhecer o Peter Pan, desde o nascimento ou até como ela começou a usar o famoso vestidinho verde. Mostra o refúgio das fadas e como elas trabalham, fazendo tudo na natureza funcionar.

Anjos Net - Poster que acompanha do DVD
Poster que acompanha do DVD. Foto: Lúcia Bischoff / Anjos Net.

A versão que tenho deste DVD é uma bem antiga, acho que foi a primeira versão a ser lançada. Ela vem em uma latinha e junto também vinha uma camiseta verde com a mesma ilustração da latinha / DVD, como era tamanho infantil, passei adiante.

O encarte do DVD é um poster de fadas, do outro lado tem um desenho para colorir e um passatempo de palavras.

Como bônus do DVD vem: o “Guia Mágico para o Refúgio das Fadas“, que é um mapa clicável, que explica todo o lugar e como ele funciona; o vídeo “Sempre Maravilhoso“, mostrando como as fadas interferem na natureza; o videoclipe da música “Fly to Your Heart“, com Selena Gomez. Os bônus podem ser diferentes dependendo da sua versão do DVD.

Duração: 78 minutos.
Idiomas e legendas: português, inglês e espanhol.

Anjos Net - Detalhes do encarte e DVD
Detalhes do encarte e DVD. Foto: Lúcia Bischoff / Anjos Net.

Trailer de “Tinker Bell: Uma Aventura no Mundo das Fadas” (legendado em português):

Trailer

E você? Já assistiu este filme? Veio algo de diferente na sua versão do DVD? Comente!

Categorias: Fadas Filmes e Séries

Tags:

fazer comentário