Pégaso

SEGUIR:

A História de Pégaso

O pégaso é um cavalo alado, símbolo da imaginação e imortalidade. Sua lenda surgiu da mitologia grega. Seu nome vem do latim PEGASUS que significa cavalo voador. Acredita-se que o relato da bíblia Apocalipse 19:11 esteja falando da constelação de Pégaso.

Pégaso é filho de Medusa e Posêidon (deus do mar). Quando Perseu decapitou Medusa, seu corpo caiu ao mar. Seu sangue misturado com a espuma do mar fez nascer um cavalo alado (Pégaso). Domesticado por Atena, foi montado pelo guerreiro Belerofonte para combater Quimera. Quando Belerofonte tentou se juntar aos Deuses, Zeus fez com que Pégaso provocasse a queda do guerreiro, que morreu. Depois, Pégaso se juntou aos Deuses, se transformando em constelação e ficando a serviço de Zeus.

Pégaso
Pintura de Léon Bonnat. Fonte: Wickmedia Commons.

A Constelação de Pégaso (Pegasus)

Fica no hemisfério norte e suas principais estrelas são a Peg (Markab), b Peg (Scheat), g Peg (Algenib), d Peg (delta Peg), e Peg (Nase), z Peg (Homam), h Peg (Matar), p Peg (pi Peg) e 51 Peg. Abreviação: Peg. Posição aproximada: 22 R.A. (horas) e +18 DEC. (graus). Foi primeiramente catalogada pelo cientista grego Ptolomeu, em seu tratado de astronomia, o “Almagesto“, no século II.

Escrito por Lúcia Bischoff. Este é um texto de introdução da categoria, disponível desde agosto de 2003 e vem sendo atualizado constantemente.

O Livro Ilustrado “Pegasus” por K. Y. Craft e Marianna Mayer

Categorias: Livros,Pégaso
SEGUIR:

Hoje vim indicar o livro “Pegasus“, ilustrado com as lindas pinturas de Kinuko Y. Craft, que também ilustrou vários outros livros como “Sleeping Beauty” (A Bela Adormecida), “Cinderella” (Cinderela), “Cupid and Psyche” (Cupido e Psiquê), “The Twelve Dancing Princesses” (As Doze Princesas Dançarinas), entre outros, que são igualmente lindos. Kinuko nasceu no Japão e foi morar nos Estados Unidos quando ainda era criança. Estudou design e ilustração no “Art Institute of Chicago”. Já recebeu muitos prêmios de artes gráficas, incluindo 3 medalhas de ouro da sociedade de ilustradores. Você pode conhecer mais do trabalho dela, acessando seu site oficial: www.kycraft.com.

Capa do Livro Pegasus.
Capa do Livro Pegasus. Foto: Lúcia Bischoff / Anjos Net.

A história foi escrita por Marianna Mayer, em inglês e conta a história de quando Belerofonte e Pégaso derrotaram Quimera. É uma história com final feliz, muita aventura e fiel à mitologia. Minha parte favorita da história é quando fala sobre a confiança, que é um presente que cega a ambos e que só funciona quando ambas as partes são como iguais.

Livro Pegasus.
Livro Pegasus. Foto: Lúcia Bischoff / Anjos Net.

O livro tem capa dura e uma luva de proteção, que é exatamente igual à capa, então não tem problema se estragar no futuro. Ele tem o formato 23,5cm por 28,5cm. Foi lançado em 1998, pela editora Morrom Junior Books.

Encontrei ele na amazon.com, apesar de ser uma loja internacional, adoro comprar livros por lá pois tem muita variedade e os livros são isentos de impostos de importação.

Livro Pegasus Aberto.
Livro Pegasus Aberto. Foto: Lúcia Bischoff / Anjos Net.

Espero que vocês tenham gostado da dica de livro. Comentem falando o que acharam!


Você pode gostar também de: A História do Cupido

Categorias: Livros,Pégaso

Tags: ,

comentários