Livro Manual de Zoología Fantástica

A dica de livro do mês é o “Manual de Zoología Fantástica” (Título Original: El Libro de los Seres Imaginarios), é um livro impresso no México, escrito por Jorge Luis Borges (escritor e poeta argentino). É um guia sobre criaturas fantásticas como o Unicórnio, Sereias, Esfinge, Fênix, Dragão, Grifo, Minotauro, Salamandra, Centauro, entre outros.

Capa do livro Manual de Zoología Fantástica. Foto: Lúcia Bischoff.
Capa do livro “Manual de Zoología Fantástica”. Foto: Lúcia Bischoff.

Gosto muito deste livro pois é um dos únicos do gênero que não é para crianças e que faz uma pesquisa imparcial, independente de religião ou crença do autor. É um guia baseado em relatos populares, na literatura, filosofia e teologia.

Uma das histórias que mais gostei de encontrar no livro foi a da “Lebre Lunar“. Eu não sei você, mas eu cresci com as pessoas me falando que tinha um coelhinho na lua. Se olharmos bem para a lua, podemos ver o formato dele. Pude entender a origem da história finalmente! Vou contar aqui, para não deixar ninguém curioso. A história teve origem na China e fala que em certa vez, Buda, em uma de suas vidas, passou muita fome. Uma lebre, para ajudá-lo, se jogou ao fogo para lhe servir de alimento. Buda, para recompensá-la, enviou sua alma para lua. Existem outras lendas explicando o tal coelho ou lebre na lua, essa é apenas uma das histórias. :-)

Preview do livro Manual de Zoología Fantástica. Foto: Lúcia Bischoff.
Preview do livro “Manual de Zoología Fantástica”. Foto: Lúcia Bischoff.

O livro também tem uma versão em português, da Editora Globo, com o título “O Livro dos Seres Imaginários”, mas é mais difícil de achar. O meu é em espanhol e comprei na Saraiva.

Tem um formato compacto, mas não chega a ser um livro de bolso. Com o formato 10,9 por 16,9 cm e 160 páginas. No interior, algumas das criaturas fantásticas têm ilustrações em preto e branco.

Verso do livro Manual de Zoología Fantástica. Foto: Lúcia Bischoff.
Verso do livro “Manual de Zoología Fantástica”. Foto: Lúcia Bischoff.

Se você conhece mais algum livro do gênero, comente e deixe a dica!

Categorias: Livros Sereias Unicórnios

Tags:

  • Últimas Notícias

  • Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *